top of page

É possível cortar o vidro temperado? Entenda como proceder e dicas profissionais



Após passar pelo processo de têmpera, os vidros não poderão ser cortados. Se houver alguma tentativa de cortar o vidro temperado, ele se fragmentará em centenas de pedaços pequenos pouco cortantes. Isso acontece devido ao fato de ocorrer o aquecimento em temperaturas que ultrapassam os 600 ºC no processo de têmpera, seguido de rápido resfriamento.

Com essa variação brusca de temperatura as moléculas do vidro são reordenadas, criando tensões internas. Essas tensões tornam o vidro mais rígido, porém, em alguns casos, até mesmo a retirada de uma micro lasca pode gerar sua ruptura.

Considerado um vidro de segurança, o vidro temperado é até cinco vezes mais resistente do que o vidro comum. É muito utilizado em aplicações estruturais autoportantes, tornando-se desnecessário o uso de caixilhos. Possui a vantagem de ser instalado somente preso por ancoragens pontuais, fixação por ferragens ou por aperto em recortes, adaptando-se a acessórios diversos.

Outro fator importante é a sua resistência a altas temperaturas, sendo capaz de suportar diferenças entre suas faces de até 200 graus Celsius sem se quebrar, enquanto um vidro comum rompe-se em diferenças de até 60 ºC. Dentre as principais aplicações desse vidro, estão: boxes, portas,divisórias, fechamento de vãos e janelas.


Jateamento e desbaste de bordas


Então, se não é possível cortar o vidro temperado, seria possível fazer alguns ajustes em sua medida nas obras? Em algumas situações, o vidro temperado aceita leves desgastes em suas bordas, sendo costumeiramente feito por muitos profissionais. Segundo os fabricantes, o vidro temperado poderá ter a sua estrutura comprometida caso o produto final tenha sua forma alterada, e mesmo que o vidro não venha a quebrar no momento em que os ajustes estejam sendo feitos, há grandes chances deste produto se quebrar a qualquer momento com o passar do tempo.

Portanto, tão importante quanto não utilizar a técnica do desbaste, não é recomendado que ocorra o jateamento, (serviço de jato de areia), na superfície do material. Deve-se anular também a possibilidade do mesmo ser lixado ou furado, devido aos mesmos motivos expostos.



Bordas são o “Calcanhar de Aquiles”


As tensões internas pressionam o exterior dos vidros, principalmente em suas bordas. Por esse motivo, o vidro temperado é mais resistente à colisão em sua superfície, porém, muito mais frágil em suas bordas. Costuma-se dizer que as bordas são o “Calcanhar de Aquiles” dos vidros temperados, em referência ao ponto fraco citado na Mitologia Grega. Corte com serra Makita e uso de lixa Não existe nenhuma ferramenta capaz de cortar o vidro temperado sem danificá-lo, nem mesmo as mais conhecidas serras Makita, com seus vários modelos. Também não é possível cortar o vidro temperado usando qualquer tipo de ferramentas especiais, como por exemplo, corte por jato de água. Por todos esses motivos, furos e recortes devem ser solicitados antes do processo de têmpera. Se o vidro for calculado errado ou se uma furação for esquecida, uma nova peça terá de ser confeccionada. Essa exigência de exatidão nas medidas do vidro temperado é tradicional no ramo vidreiro, e ainda é motivo de orgulho para tantos profissionais que, depois de muita prática, conseguem evitar erros e prejuízos. Espessuras e cores Uma característica que é importante destacar quando se fala em vidros temperados é que, quando produzidos com vidros coloridos, deve-se observar que os níveis de transparência/tonalidade variam conforme a espessura do produto. Um erro comum, por exemplo, é instalar conjuntos com vidros verde, cinza ou bronze, com espessura de 10 mm para as peças de maior dimensão, e com o objetivo de reduzir custos, utilizar vidros de 8 mm, ou até mesmo 6mm, para as peças menores do projeto. Visualmente, a diferença na tonalidade das cores dos vidros de diferentes espessuras será facilmente notada.


Uso obrigatório segundo ABNT


Estar de acordo com as normas técnicas é indispensável para evitar erros e entregar um trabalho com excelência, fornecendo qualidade e segurança aos clientes. Vale lembrar que existem situações em que o uso de vidros de segurança não permite substituições. A norma ABNT NBR 7199, determina que para instalação abaixo da cota de 1,10 metros em relação ao piso, a utilização de vidros de segurança (incluindo os vidros temperados) se faz obrigatória.

Entre em contato conosco pelo telefone 11 3843-5063, pelo e-mail contato@supportglass.com.br ou acesse nossa página de Produtos clicando aqui.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page