Lapidação de vidros: para que serve o agente floculante?


Responda rápido: de que você precisa para lapidar um vidro? Muito provavelmente, sua resposta será “de uma lapidadora”, “de rebolos abrasivos” ou “de água” – e todas essas opções estão corretas. Mas há outro elemento muito importante, e que costuma receber menos atenção dos beneficiadores do que deveria: o agente floculante. E essa falta de atenção leva a sérios problemas nesse trabalho.

A água usada na lapidação é transferida para um reservatório. Mas ela não vai sozinha: misturada nela, há uma grande quantidade de partículas de vidro, que não conseguimos enxergar nem separar manualmente.

O problema é que o reúso dessa água, do jeito como está, vai causar o atrito entre essas partículas e as superfícies dos próximos vidros a serem lapidados, resultando em arranhões nelas. E, como bem sabemos, remover arranhões do vidro não é fácil – muitas vezes, nem mesmo é possível fazer isso.

Por outro lado, essa água não pode ser simplesmente jogada fora. Além de isso representar um desperdício desse recurso cada vez mais valioso no mundo todo, o descarte sem tratamento pode levar a problemas ambientais e a punições severas para sua empresa.

Nesse caso, como resolver o problema? É aí que entra o agente floculante: esse produto é uma solução acrescentada ao reservatório para onde segue a água suja. Ele promove uma reação em que as partículas de vidro começam a se agregar umas às outras, formando “flocos” maiores. Assim, é possível separar esses resíduos da água, purificando-a e permitindo reaproveitá-la na próxima lapidação.

Qualidade gera qualidade

Então, basta comprar um agente floculante que os problemas com a água de lapidação estão resolvidos, certo? Não é bem assim: o produto que você escolhe tem que ser de qualidade; senão, a floculação das partículas de vidro pode não acontecer totalmente, e as partículas que “escaparem” desse processo ainda podem danificar os próximos vidros lapidados.

Por isso, é importante investir em qualidade para garantir uma lapidação também de qualidade. E, se você der uma olhada na seção da empresa belga Sogelub, aqui mesmo no site da Support Glass, conhecerá a melhor solução para esse tratamento da água: o Glassfloc M. Trata-se de um agente floculante altamente concentrado na forma de grãos, com eficiência comprovada por empresas no mundo todo.

Junto com o produto, fornecemos todas as instruções e medidas para usá-lo, além de disponibilizar outras soluções da Sogelub bastante úteis para garantir o melhor desempenho possível de seus maquinários, incluindo fluídos refrigerantes, lubrificantes e pós para polimento. Conheça mais sobre esses produtos e não deixe de conversar com nossa equipe para tirar qualquer dúvida. Ficaremos felizes em ajudar!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square