Qual é o tipo de vidro ideal para fachadas de vidro?
A fachada de vidro é um recurso muito utilizado e bastante imponente. Vemos prédios em diversas cidades que aplicam vidros na construção civil dessa forma. É amplamente usado não somente pelo aspecto estético, mas também traz benefícios como economia de energia e até mesmo mais conforto térmico
Ainda assim, essa pergunta não tem uma resposta única, somente a convencional, que seria a indicação de vidros de proteção solar, que pode ser temperado ou insulado, por ser o tipo de vidro mais utilizado no mundo em fachadas comerciais.
Porém, uma abordagem mais ampla do assunto levaria em consideração que cada fachada pode ter sua necessidade específica, e esse fato exige respostas a três outras perguntas:
- Onde essa fachada será instalada?
- Quais seriam seus objetivos principais?
- Qual o orçamento para a aquisição dos vidros?
Continue lendo nosso artigo porque vamos responder às três perguntas principais para especificação de vidros para uma fachada. E também outras perguntas secundárias necessárias para nortear da melhor forma possível. Confira!
Onde essa fachada seria instalada?
Precisamos levar em consideração algumas coisas em relação à geografia do lugar e disposição do vidro.Altura,poluição, incidência de luz, temperatura e intempéries são algumas questões que precisam ser levadas em consideração.
Andar térreo, pequeno prédio ou grande edifício
Alguns andares superiores exigem vidros mais espessos para suportar ventos mais fortes. Além disso, vidros instalados acima do primeiro piso e, abaixo da quota de um metro em relação ao piso, precisam ser laminados, conforme a NBR 7199.
Local com muitas árvores ou montanhas ao redor
Isso vai influenciar o nível de sombreamento que incide no local, resultando na escolha de um vidro que aproveita mais a transmissão luminosa natural.O vidro laminado é uma possível opção que bloqueia a transmissão luminosa.
Prédios em avenidas movimentadas
Nessa situação, pode ser o caso de optar por um vidro com melhor isolamento acústico, como um vidro laminado dotado de película acústica. Ou um vidro que promova a privacidade, como é o caso dos refletivos de proteção solar.
Local com muita incidência solar
Essa pergunta indicaria qual seria a necessidade de bloquear o excesso de luz e de calor utilizando vidros apropriados. Excesso de luz pode causar ofuscamento e excesso de calor pode transformar os ambientes internos em verdadeiras estufas, se não forem utilizados vidros adequados, como os vidros de proteção solar.
A região está sujeita a tempestades ou atos de depredação?
Isso é importante para definir o nível de segurança necessário, que pode chegar até mesmo à especificação de vidros antivandalismo ou de vidros resistentes a balas.
Os benefícios de uma fachada de vidro
Ao esboçar o projeto é preciso traçar um objetivo.Reduzir os sons vindo do ambiente externo,controlar a luminosidade do ambiente,economizar energia, proporcionar privacidade ou proteger dos raios UV são apenas alguns dos objetivos possíveis.
Conforto térmico, acústico e visual
Esse é um item importante que deve ser considerado no envidraçamento de fachadas. E o motivo dos vidros de proteção solar serem os mais utilizados para esse tipo de aplicação.
Há muitas formas de bloquear o excesso de ruídos com o vidro em diversos locais. E ressaltamos que a resposta para essa pergunta pode impactar no custo e na especificação da placa de vidro.
Vidros laminados oferecem determinado nível de bloqueio do som, por exemplo. Existe o vidro insulado e ainda composições de vidros duplos desenvolvidos especificamente para essa finalidade.
Alguns vidros permitem atingir esse objetivo, as possibilidades vão desde vidros com alto índice de refletividade até vidros opacos. É o caso da utilização do vidro impresso ou laminado com intercalador opaco.
Economia de energia
Existem vidros que permitem a economia de energia,ao aproveitar a luz natural do ambiente. Junto disso, é reduzido o dimensionamento e o consumo do sistema de ar-condicionado. Os vidros duplos ou insulados são os que melhor atendem a essa função.
Proteção contra radiação UV
A radiação ultravioleta é prejudicial à saúde e provoca o desbotamento de tecidos e madeiras. Seu bloqueio pode ser uma das finalidades da fachada e isso pode ser obtido com a utilização de vidros laminados, que podem filtrar mais de 90% de tais raios.
Orçamento: quanto custa uma fachada de vidro?
Nesta parte do planejamento leva-se em consideração o valor disponível para investir. Aqui, vamos trabalhar três possibilidades: Recursos mínimos com economia no curto prazo, mas sem abrir mão da segurança; recursos limitados, sem abrir mão do médio e longo prazo; e recursos suficientes para todo o projeto.
Recursos mínimos, economia total em curto prazo, sem abrir mão da segurança
Nesse caso, se as normas técnicas da ABNT permitirem para o projeto, os vidros temperados oferecem ótimo custo-benefício. E ainda oferecem a vantagem da resistência cinco vezes maior que a do vidro comum.
Recursos limitados, sem abrir mão do médio e longo prazo
Nesse caso, é bom pensar em usar vidros de proteção solar, duplos ou insulados, pois estas opções se pagam com o tempo Isso acontece pela economia gerada na redução do consumo de energia elétrica, decorrente da menor necessidade do ar-condicionado.
Recursos suficientes
Nessa situação é possível pensar em lançamentos recentes em vidros inteligentes com composições mais sofisticadas que promovem o desempenho máximo da fachada de acordo com sua necessidade.
Boas opções são os vidros duplos, composto por uma ou mais lâminas de vidro laminado de controle solar, ou o laminado acústico.
Como mencionado,os laminados de proteção solar são os mais indicados pelos especificadores para as fachadas. Esse fato justifica-se porque esse produto atende a diversas necessidades para esse tipo de instalação de vidro, incluindo o custo.
A versão laminada com PVB filtra os raios UV, além de oferecer segurança extra e proteção acústica moderada. Já os vidros de proteção solar estão disponíveis em diversas cores,promovem diversos níveis de sombreamento dependendo da cor e nível de reflexão escolhidas e ainda barram parte do calor proveniente do sol.
O desempenho dos vidros laminados de proteção solar só são superados na quantidade de benefícios que podem oferecer a uma fachada pelos vidros duplos ou insulados.
Os insulados oferecem também a possibilidade de combinar dois ou mais tipos de vidros, como por exemplo, laminados de proteção solar com temperados, laminados de proteção solar com uma ou mais lâminas de serigrafados, e diversas outras combinações.
Onde encontrar opções em vidros para fachadas?
Para alcançar um padrão de excelência, é preciso contar com os melhores materiais ou aproveitar os disponíveis da melhor forma. Como você pôde ver, as possibilidades são inúmeras e cada projeto vai exigir uma coisa diferente.
Entre em contato conosco pelo telefone 11 3843-5063, pelo e-mail contato@supportglass.com.br ou acesse nossa página de Produtos clicando aqui.
Comments