Quais EPIs são indispensáveis para os vidraceiros
Os EPIs para vidraceiros são itens essenciais para todos que trabalham em projetos e obras que envolvam vidros temperados e ferragens, já que são eles que previnem acidentes como quedas de lugares altos e cortes.
A norma técnica ABNT NBR 7199 - Vidros na Construção Civil, possui diversas recomendações em relação ao uso correto desses equipamentos de segurança.
As regras contidas nessa norma devem ser cumpridas à risca, já que, além de garantirem maior segurança durante o desenvolvimento dos trabalhos, evita que multas sejam aplicadas em empresas que não respeitarem os procedimentos.
No artigo de hoje, vamos mostrar quais são os EPIs para vidraceiros fundamentais e que não podem faltar em uma obra.
Não perca mais tempo e boa leitura!
Luvas e mangotes anti corte
Esses acessórios são usados com o intuito de oferecer proteção para os braços e as mãos. São produzidos com materiais resistentes à perfuração e precisam ser utilizados em todas as etapas da instalação.
Para assegurar maior segurança, o instalador não deve deixar nenhum tipo de espaço entre a mão e o braço, já que a exposição desta parte pode acabar resultando em acidente.
Óculos de proteção
O uso dos óculos de proteção são EPIs para vidraceiros que não permitem que pedaços de vidro e outros materiais como ferragens atinjam a região dos olhos, que podem ocorrer quando um vidro está sendo cortado, por exemplo.
Existem modelos que proporcionam proteção extra contra raios UV emitidos por lâmpadas especiais que são utilizadas para a secagem de determinados produtos como colas.
Botas
As botas precisam ter biqueiras de aço, uma sola anti perfurante e não ter cadarços, já que eles podem acabar soltando e atrapalhar na mobilidade, causando acidentes como quedas.
O propósito das botas é dar mais firmeza durante o trabalho e também evitar acidentes onde materiais pesados e pontiagudos acabam caindo em cima da região dos pés.
Capacete
Esse EPI não é necessário somente para vidraceiros, mas para todos os profissionais que atuam dentro de uma obra.
Pois, além de proteger a região da cabeça, ele também promove maior segurança em ambientes onde vidros estão sendo movimentados. Para que ele tenha máxima eficiência, ele deve estar sempre bem firme e fixado.
Cinto de segurança
Existem instalações de vidro que são feitas em lugares altos, e o cinto se torna obrigatório nesse caso, conforme orientado na NR-35.
Em combinação com as botas que citamos acima, esse equipamento ajuda a evitar quedas graves e até mesmo letais, que podem ser causadas por descuidos em localidades altas (acima de 2 metros do chão).
Como fazer a manutenção de EPIs para vidraceiros?
Se os seus EPIs estiverem danificados ou fora da validade, eles não conseguirão cumprir o objetivo deles, que é trazer segurança.
A recomendação é estar atento às orientações do fabricante, se informando sobre a vida útil, armazenagem e utilização do EPI.
Com uma equipe experiente e devidamente treinada, a Support Glass está sempre pronta para melhor atendê-lo. Entre em contato conosco pelo telefone 11 3843-5063, pelo e-mail contato@supportglass.com.br ou acesse nossa página de Produtos clicando aqui.
Comments