Sílica dessecante: qualidade é fundamental para o desempenho do insulado


Existe um componente nos sistemas de vidros insulados que nós não vemos, mas que faz toda a diferença: trata-se do dessecante. Esse produto é colocado no interior dos perfis espaçadores que ficam entre os painéis de vidro. Sua função é absorver a umidade no sistema, impedindo assim problemas como o embaçamento dos vidros.

Por não ter a mesma visibilidade dos vidros ou dos perfis do sistema, o dessecante muitas vezes ganha pouca atenção dos fabricantes de insulados, que podem escolher a solução mais barata, sem se atentar à qualidade.

Esse é um erro grave: segundo um artigo publicado no portal Glass on Web, o dessecante é o componente chave para a vida útil do insulado. Se sua qualidade for ruim, não faz diferença usar os melhores perfis ou selantes; a umidade vai se espalhar dentro do insulado e prejudicar a vedação, os espaçadores e os vidros. Com isso, toda a função de isolamento térmico do insulado vai por água abaixo.

Passe longe desses tipos!

O mesmo artigo aponta que dois dos principais dessecantes usados no mercado mundial de insulados oferecem baixa qualidade: tratam-se da sílica molecular 4A e do cloreto de cálcio.

Esse último, aliás, é particularmente perigoso, pois sua composição química pode corroer tanto os espaçadores como o butil dos selantes. Mas não é só isso: quando essa corrosão ocorre, a reação química forma um vapor ácido que, em contato com as superfícies do vidro, resulta na irisação – fenômeno em que se formam “manchas” irreversíveis, com aspecto de arco-íris.

O que usar, então?

Como dito acima, a sílica molecular 4A é considerada um dessecante de baixa qualidade. Apesar do nome muito parecido, esse não é o caso da sílica molecular 3A: segundo o artigo no Glass on Web, ela não só absorve toda a umidade no interior do insulado, mas é completamente inofensiva para o sistema sob qualquer condição.

A Support Glass comercializa essa sílica no Brasil, importada da fabricante chinesa Seily.

Na nossa sílica você pode confiar!

Sempre que a Support Glass passa a representar uma empresa, é porque antes ela já averiguou a qualidade de seus produtos e a credibilidade dela no mercado. Com a Seily, não foi exceção: prova disso é que a sílica molecular 3A produzida por ela conta com diversos certificados de instituições europeias renomadas, como BSI, IFT e CECA.

Quer mais garantia? O produto da Seily também atende ao REACH, regulamento da União Europeia aprovado para melhorar a proteção da saúde humana e do meio ambiente.

Se quiser conhecer mais sobre essa sílica, clique aqui para ler a descrição no site da Support Glass, e pode nos procurar por telefone, e-mail ou mesmo fazendo uma visita à nossa empresa; ficaremos muito felizes em conversar com você!

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square