Vidro duplo para proteger a casa do frio: o que é e como funciona?
Geralmente, é durante o inverno que pensamos em como proteger a casa do frio e da ventania, não é mesmo? O aconchego e o quentinho do lar é a nossa prioridade. É nessa estação tão gelada que buscamos alternativas por um lugar mais confortável e protegido do frio.
Mas será que assim, tão de repente, conseguimos pensar em melhores opções para evitar que o frio fique só do lado de fora?
Normalmente, quando estamos na rua e chegamos em casa, já fechamos tudo: as janelas e portas; ligamos o aquecedor ou aumentamos o ar condicionado, se tivermos; para as casas que possui, é o momento perfeito para acender a lareira.
Só que ficar tão presos dentro de casa, sem a luz natural, gastando energia elétrica com os aparelhos eletrônicos que podem aquecer o ambiente, e usar da alternativa de fechar tudo como isolamento térmico é a única saída?
Continue a leitura para saber como preparar o seu cantinho da melhor maneira possível, planejando a sua proteção contra o frio. Além disso, você terá acesso a uma dica que pode deixar a sua casa ainda mais charmosa.
Como manter a família e casa quentinhos em dias e noites tão frias?
Você sabia que o vidro comum já é um inibidor e funciona como câmara de ar? Sim, vidro é a resposta. Mas não qualquer um, já que existem vários tipos de vidro para várias funções distintas. O material que falamos aqui é o vidro duplo, muito utilizado na Europa e que vem ganhando o mercado brasileiro.
Esse tipo de vidro possui um material que durante o processo de produção, resulta num sistema de envidraçamento duplo indicado para combater a passagem do vento e proteger o ambiente dos dias frios.
O vidro duplo é a nossa dica que vale a pena estudar e investir. Os países mais frios, no continente europeu, já utiliza da estratégia na maioria das residências ou edifícios comerciais. Além de ser eficiente na proteção contra o frio, o vidro duplo também é a escolha de muitos europeus para que a luz externa não seja impedida de entrar na casa, junto com o frio.
Com o vidro duplo, os ambientes permanecem recebendo a luz do dia. O seu uso é bem comum em hospitais e hotéis, onde o barulho e o próprio clima externo devem ser contidos. Com um design moderno, as janelas ou portas de vidro duplo são desenhadas para possibilitar um local mais prazeroso, altamente sofisticado e charmoso.
Como funciona esse sistema?
O vidro duplo funciona através de um sistema de envidraçamento duplicado que são separados entre si por um contorno em alumínio que pega todo seu limite. Dentro desse contorno em alumínio é aplicado um dessecante, sílica em gel.
Ele age como desidratante e desumidificante com o objetivo de absorver qualquer umidade que afete seu interior.
Há uma camada interna de ar com dupla selagem, onde uma evita a troca gasosa e a outra oferece estabilidade, assim os vidros se manterão translúcidos, sem qualquer embaçamento.
Podem ser compostos por vidro temperado, laminado, incolor, colorido, metalizado, entre outros. De acordo com o gosto e a necessidade do cliente.
Benefícios de usar o vidro duplo
- Conforto;
- Privacidade;
- Redução na absorção de calor durante o verão;
- Maior controle na iluminação;
- Grande durabilidade;
- Fácil manutenção;
- Isolamento acústico, pois os vidros reduzem muito os ruídos externos;
- Maior economia, já que o ambiente se mantém em boa temperatura, evitando o uso de aquecedores.
E que tal apostar também no verde, com plantas espalhadas nos ambientes? Aliado ao sistema duplo de vidros irá garantir uma temperatura ideal nos interiores durante o ano todo, além de ganhar espaços com mais vida, brilho e beleza.
Quais os tipos de lugares que posso usar o vidro duplo?
Por serem muito funcionais, os vidros duplos são amplamente utilizados em residências, escritórios, clínicas, hospitais, laboratórios, estúdios, salas de aula, salas de reunião e conferência, empresas, indústrias, lojas, entre muitos outros estabelecimentos que querem ou precisam de maior privacidade, manter o local ameno ou silencioso.
Comments